Itsu Blog

Sobre as nossas cores


Antes da Itsu ser Itsu, quando ainda explorávamos livremente os objetos e as tintas na oficina, definimos que trabalharíamos com uma cartela de cores determinada. A escolha das cores veio meio ao acaso, da intenção de dar característica gráfica às peças que queriamos produzir. Essa é uma regra que procuramos não violar. E muitas vezes a restrição no trabalho força, de certa forma, a busca por soluções novas. Foi o que sentimos naquele momento e continua sendo uma posição conceitual do nosso trabalho. Desde então respeitamos essa regra que nos impusemos. É incrível ver ao longo do tempo as cores interagindo entre si, se transformando, gerando resultados novos e surpreendentes. 

Usamos 9 cores e respeitamos elas ao máximo. A combinação desses 9 elementos entre si, multiplicados pelo acabamento fosco ou brilhante geram possibilidades infinitas. Percebemos desde o início que o respeito pelo material, a madeira, o metal, o tecido, o couro, é fundamental quando produzimos objetos. Materiais despertam a memória e evocam sentidos, mas com o uso da cor enfatizamos seu efeito. 

Por isso acreditamos nas cores. Elas adornam e resignificam o material. Usar tinta, usar cor, para nós é inegociável, porque assim estamos chamando a atenção para as superfícies e os materiais. Ao pintarmos um móvel de madeira deixando parte à mostra estamos, na verdade, enaltecendo a madeira e despertando as suas melhores características.